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Considerações sobre ‘A noite escura da alma’

“A noite escura da alma” é um poema escrito no século 16 pelo poeta espanhol e místico cristão São João da Cruz. Narra a jornada da alma desde a sua morada carnal até a união com Deus. Um tratado posterior traz um comentário sobre o poema. A jornada é referida como “noite escura”, pois a escuridão representa as dificuldades da alma em desapegar-se do mundo e atingir a luz da união com o Criador. Há vários níveis nessa escuridão atados em sucessivos estágios. A ideia principal do poema pode ser vista como sendo a dolorosa experiência que as pessoas têm de suportar ao buscar crescimento espiritual e a união com Deus.

Em uma noite escura

De amor em vivas ânsias inflamada

Oh! Ditosa aventura!

Saí sem ser notada,

Estando já minha casa sossegada.

Na escuridão, segura,

Pela secreta escada, disfarçada,

Oh! Ditosa aventura!

Na escuridão, velada,

Estando já minha casa sossegada.

Em noite tão ditosa,

E num segredo em que ninguém me via,

Nem eu olhava coisa alguma,

Sem outra luz nem guia

Além da que no coração me ardia.

Essa luz me guiava,

Com mais clareza que a do meio-dia

Aonde me esperava

Quem eu bem conhecia,

Em lugar onde ninguém aparecia.

Oh! noite, que me guiaste,

Oh! noite, amável mais do que a alvorada

Oh! noite, que juntaste

Amado com amada,

Amada, já no amado transformada!

Em meu peito florido

Que, inteiro, para ele só guardava,

Quedou-se adormecido,

E eu, terna o regalava,

E dos cedros o leque o refrescava.

Da ameia a brisa amena,

Quando eu os seus cabelos afagava,

Com sua mão serena

Em meu colo soprava,

E meus sentidos todos transportava.

Esquecida, quedei-me,

O rosto reclinado sobre o Amado;

Tudo cessou. Deixei-me,

Largando meu cuidado,

Por entre as açucenas olvidado.

A obra de São João da Cruz é dividida em dois livros que se referem a dois estágios da escuridão da noite. O primeiro é a purificação dos sentidos. O segundo e o mais intenso de ambos é o da purificação do espírito, que é também o mais difícil de ser atingido. “A noite escura da alma” ainda descreve os dez níveis na progressão em direção ao amor místico, tal como fora descrito por São Tomás de Aquino e, em parte, por Aristóteles.

Essa é a noite dos sentidos, quando a alma vai aos poucos se desprendendo dos afetos (paixões) e prazeres sensíveis, em um trabalho de ascese no qual é a própria alma que precisa ir desnudando-se: em um trabalho de pacificação e restabelecimento da ordem, de purificação. Nesse caso, “não são somente as tendências, o que é preciso apaziguar e pacificar, também o entendimento deve começar a entrar na noite,  no não saber, na Noite ativa do espírito” .

Trata-se, aqui, de um grande esforço para preparar a alma para esse encontro que, de outro modo, não poderia acontecer. O processo de esvaziamento para a alma tornar-se um com seu Amado, um desnudamento intensivo que avança do exterior para o interior, do sensível para o inteligível, da posse para o desejo, da ação para a intenção: é necessário que o místico esvazie a casa de sua alma para que, quando Deus ali chegar, não encontre sequer um sujeito à sua espera, mas apenas a casa vazia e despojada de subjetividade.

O caminho que conduz ao cume da montanha, onde apenas a Presença divina subsiste, é esboçado por São João em um desenho no qual aparece uma trilha sobre a qual está escrita várias vezes a palavra “Nada”. Nos dois lados dessa trilha estão os ilusórios bens da terra e bens do céu, aqueles que tencionam chegar.

O termo “noite escura (da alma)” é usado no cristianismo para referir-se à crise espiritual na jornada rumo à união com Deus, como a que é descrita por São João da Cruz. Grosso modo, a crise consiste na ausência de Deus na vida daquele que crê. Tipicamente para um crente que se encontra na noite escura da alma, disciplinas espirituais como a prece e forte devoção a Deus, subitamente parecem perder todo o valor empírico; a prece tradicional passa a ser extremamente difícil e não gratificante por um longo período durante a noite escura. O indivíduo sente como se de repente Deus o tivesse abandonado ou como se sua vida de prece tivesse entrado em colapso. É importante notar, contudo, que a presença de dúvida não é o mesmo que o abandono de Deus.

Em vez de resultar em permanente devastação, a noite escura é considerada uma bênção disfarçada, pela qual o indivíduo é despojado (na noite escura dos sentidos) do êxtase espiritual associado com atos de virtude. Embora os indivíduos possam, por um momento parecer declinar em suas práticas de virtude, na realidade, eles se tornam mais virtuosos, uma vez que passam a ser virtuosos menos devido às recompensas espirituais (êxtases nos casos da primeira noite) e mais devido a um verdadeiro amor a Deus. Este é o purgatório, a purgação da alma, que traz pureza e união com Deus.

Apesar de essa crise ser geralmente de natureza passageira, pode durar por longos períodos. A “noite escura” de São Paulo da Cruz, no século 18, durou 45 anos, até que ele estivesse totalmente recuperado. A “noite escura” de Madre Teresa de Calcutá também foi duradoura. Madre Teresa, de acordo com cartas publicadas em 2007, disse a respeito de sua própria crise, “pode ser o caso mais longo registrado”. Teve início em 1948 e durou quase até sua morte, em 1997, com apenas breves intervalos de alívio. Padre Frei Franciscano Bento Groeschel, amigo de Madre Teresa durante grande parte de sua vida, afirma que “a escuridão a deixou” no final da vida. É possível que Jesus Cristo também tenha experimentado uma crise como essa, ao proferir antes de morrer na cruz a frase “Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”.

João da Cruz foi canonizado em 1726 por Bento XIII e é um dos Doutores da Igreja Católica Apostólica Romana.

Organização de textos por Prem Giti Bond.

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