A essência dos ensinamentos do grande iogue indiano Lahiri Mahasaya, da Kriya Yoga Original, pode ser resumida em 108 conselhos. Alguns deles:
- Kriya é Verdade, o resto é falso.
- Praticar Kriya é o estudo dos Vedas, Kriya é jagya [a performance dos rituais Védicos]. Todos devem praticar esse jagya.
- Todos os Devatas, os deuses, praticam esses Kriyas. Aquele que pratica Kriya é um Devata.
- É preciso praticar Pranayama com muita seriedade e sinceramente.
- A prática de Kriya abre os Olhos da Sabedoria.
- O conhecimento de Brahma, o Eu fundamental, é atingido pela prática de Pranayama.
- A ignorância é automaticamente removida quando a prática de Kriya é perfeita.
- Pela prática de Pranayama, a ignorância é expulsa e o Conhecimento do Eu revela-se.
- Aquele que não vê Kutastha [o Eu interior entre as sobrancelhas] com a ajuda dos conselhos do Guru nesse corpo físico, é uma pessoa cega.
- Aquilo que salva da mente [respiração agitada], ou manasa, é chamado Mantra; aquilo que salva da anexação ao corpo é chamado Tantra.
- A transcendência do inalar e exalar é chamada Kebala Kumbhaka.
- A prática de Khecharimudra traz a vitória sobre os sentidos.
- Quando a língua é elevada, os sentidos são subjugados.
- Se alguém alcança o estado estabilizado em Khecharimudra, alcança o estado de samadhi.
- Aquele que é bem-sucedido em Khechari é afortunado.
- OM é Luz radiante. Quando essa Luz se espalha ao longo do corpo, tudo é visto; então, não há desejo de falar e olhar.
- O Ar [Respiração] é Deus.
- Quando alguém continua a refinar o açúcar mascavo, ele finalmente se torna branco. Similarmente, a prática contínua de Kriya leva o Pranayama à perfeição.
- Se alguém move a respiração [pratica Pranayama] sempre, a respiração cessa e se torna tranquila, sthira.
- O estado de Sthirattva, Tranquilidade, é chamado Yoga.
- Pratique Kriya pelo maior tempo possível, sentando em um asana, pelo menos uma vez ao dia.
- Se alguém golpear a porta com o ar reverso, ela se abrirá. Isso é chamado japam reverso. [isto é, tranquilizando apana, a respiração inquieta dos centros inferiores, elevando até o centro dorsal, e então se alguém golpear (fazendo Thokar) de acordo com o conselho, a porta interior se abrirá].
- Tendo praticado Kriya, é necessário permanecer no equilíbrio Depois-do-Efeito de Kriya.
- Você receberá os resultados de acordo com sua prática de Kriya.
- Se você sentir dor [durante a prática de Kriya] no corpo, compreenda que a prática não está indo bem.
- O trabalho real é afinar a meditação na Vacuidade [no quinto elemento, éter] abandonando três nervos: ida, pingala e sushumna e os quatro elementos: kiti, apa, teja e marut, respectivamente, terra, água, fogo e ar.
- Quando a mente está tranquila, não deseja desnecessariamente. No estado além do desejo, uma pessoa não realiza trabalhos desnecessários.
- Quando alguém atingiu a Respiração tranquila, o único trabalho que permanece é o de manter esse estado de tranquilidade sempre.
- É difícil expressar o estado quando a respiração se torna tranquila, Sthira.
- Quando a respiração está tranquila dia e noite, compreende-se o estado real de Rama Mantra.
- Quando a respiração está tranquila, ocorre o estado de Kumbhaka. Quando alguém vê a Si mesmo, chama-se Brahmajnana, “o Conhecimento de Brahma, o Eu último”.
- Não há necessidade de respirar. É um estado muito mais feliz; a tranquilidade está ali; isso é Brahma.
- Alguém se torna Brahma quando alguém se torna livre do desejo [A vida meditativa de Lahiri Mahasaya com Kriya foi de 1861 até 1873. As seguintes datas são encontradas em seu livro de anotações:]
- 13 de maio de 1873 – Qualquer coisa que alguém quer fazer, pode fazer.
- 29 de junho de 1873 – Eu entrei [no Cordão Espinhal] um pouco.
- 16 de julho de 1873 – Os sentidos perturbam hoje. Eu devo renunciar a todos os desejos e me dissolver.
- Os sentidos são obstruções; transcendê-los pela prática de Pranayama e dos Omkar Kriyas, hoje, eu tenho que dissolver perfeitamente. Esse é o único trabalho para mim.
- Não importa se a vida parte do corpo físico. Eu devo praticar Kriya com todo o meu coração.
- A prática de Kriya traz riqueza divina, isto é, Sthirattva, o estado de Tranquilidade.
- 13 de agosto de 1873 – Agora, permaneça sempre em Kumbhaka. Essa é a forma de Mahadeva, Lord Shiva; a cabeça sempre pesada, os olhos atraídos para cima; esse estado não se quebra quando a inalação está completa; nesse momento, o silêncio é muito benéfico.
- Alguém pode ver todas as deidades se retirar a mente inquieta e tornar-se introspectivo em Kutastha.
- Eu vi Radhaki [a companheira de Krishna] na base do Som interior.
- O sol é Kali (a Deusa Kali), eu mesmo sou Kali. Pensando sobre Kali tornei-me Kali. Agora serei o pai de Kali, Brahma, o Eu fundamental.
- O sol é Kali (a Deusa Kali), e eu sou o que sou.
- 13 de agosto de 1873 – Hoje tornei-me Mahapurusa, “o grande homem”.
- 17 de agosto de 1873 – Eu sou Mahapurusa. No sol eu vi que eu mesmo sou Brahma, o Eu fundamental.
- 18 de agosto de 1873 – O mundo se revela a partir da minha forma. Eu mesmo sou o único Purusa, o Ser supremo.
- 18 de agosto de 1873 – O mundo se revela a partir da minha forma. Eu mesmo sou o único Purusa, o Eu; não há mais ninguém.
- 22 de agosto de 1873 – Eu mesmo sou Adi Purusa Bhagavan, o primeiro Deus.
- 23 de agosto de 1873 – Qualquer coisa que eu disser é Veda. Tenha certeza disso.
- Eu vi quatro Vedas, Brahma, Vishnu e Maheswar (Lord Shiva) dentro da Yoni [entre as sobrancelhas].
- Eu vi uma cor azul na luz; no azul eu vi um ponto branco (bindu); e no ponto branco eu vi um homem que se manifestava como um hindu, um inglês, etc.
- Eu vi milhares de Krishnas.
- Eu vi o mais grandioso Krishna.
- 24 de agosto de 1873 – Eu próprio sou o Lord Krishna.
- 25 de agosto de 1873 – Eu próprio sou a Aksara Purusa, o Ser eterno. [Pode ser mencionado aqui que cada ritmo da Consciência do investigador em processo de união com o Eu fundamental é um estado de deidade, ou devata, até que ele se una completamente na Unicidade com Brahma.]
- 3 de outubro de 1873 – Eu sou o sol, o Mahadeva, a causa primeira.
- 12 de novembro de 1873 – Eu próprio sou Mahapurusa Purusottam, “o grande Ego, o Ser supremo”.
- 15 de agosto de 1874 – Não é possível alcançar Abhaya pada, “o estado sem temor” sem a ajuda de um Guru. É preciso manter a si mesmo na casa da Tranquilidade, sem a qual ninguém pode alcançar Abhaya pada, a compreensão eterna do Eu fundamental.
- Minha forma está em tudo; não há ninguém exceto eu, e essa forma está no Vazio. Não há dia nem noite ali.
- Se você se refugiar em mim com fé verdadeira, eu virei até você. Como eu poderia me manter longe?
- Eu permaneço presente, perto de todos que praticam Kriya.
- Se você escrever em ordem reversa e vê-la em um espelho, a escrita aparecerá direito. Similarmente, se você tornar a respiração do corpo reversa, você verá Swarupa, a forma do seu ego.
- Dualismo é a raiz de todo o sofrimento.
- Inquietação é manifestação, e Sthirattva, Tranquilidade, é o Lord Shiva.
- Você mesmo não sabe o que lhe proporcionará o bem.
- Se o esforço é gerado nos lábios, garganta e dentes, pela prática de Pranayama, o conhecimento é chamado Bhakti, ou devoção.
- Qualquer coisa que alguém pensar no momento da morte, ela se tornará isso em conformidade; da mesma forma, se você se torna Satchidananda no momento em que deixa o corpo, você se torna a si mesmo, o Eu fundamental.
- Quem é Kabir? Ele é o sol, e ele é Brahma, eu mesmo. [Esses nomes são encontrados em seu livro de anotação].
- Em Satyayuga Lahiri Mahasaya nasceu como Satyasukrita, em tretayuga ele foi Munindra; em dwaparayuga Karunamaya; e em kaliyuga ele foi Kabir. Depois, ele se tornou Shyama Charan.
- Se alguém meditar sempre em Deus, todos os seus outros trabalhos são cuidados pelo Próprio Deus.
- Se as pessoas querem partir, deixe-as partir; mas você deve permanecer firme em sua prática. Então, no final, você irá para a casa da Sthirattva, Tranquilidade.
- O movimento é chamado mundo.
- Aplicar corpo, mente e discurso na ação é chamado Ahingsa [Não-violência].
- Os animais são encantados pela música; se o homem não é atraído pelo som de OM, então ele é um tolo.
- Para além dos cinco sentidos existe a mente, isso é respiração; para além da mente existe buddhi, que é bindu, ou um ponto [entre as sobrancelhas]; para além de bindu, Brahma, o Eu fundamental, está o Puro Vazio e Informe.
- A mulher destrói o homem. Não olhe para ela a qualquer custo. [O sol do ego, isto é, o som, é referido aqui como homem; e a jyoti, luz do ego, é referido aqui como mulher. Em outras palavras, não se interesse em interpretar a jyoti, ou desenvolver conexões com as visões internas; pois, sobretudo, as visões são secundárias e não a Realização interna.] [É o som, Om, ou Nada, que ajuda o investigador a ir além de bindu, fundindo-se com a Unicidade de Brahma, o Eu fundamental].
- Eu vi o puro Vazio, que é Brahma, o Eu fundamental. A mente deve ser dissolvida nele.
- A mente não deve ser feita externamente. Qual é o benefício se a mente e os olhos estão tranquilos, mas não o corpo? Hoje, a respiração não desapareceu, e vários vícios são gerados.
- Fundir-se na pura Vacuidade chama-se Samadhi.
- Para além de Purusottam, o Ser supremo, existe Brahma, o Eu fundamental.
- Sem ser niskama, isto é, totalmente desprendido, não há possibilidade de fundir-se em Brahma. [Quando o vidente destrói seu personagem de vidente e torna-se um com o Eu fundamental, então o dualismo se dissolve].
- A vacuidade que está dentro da vacuidade chama-se grande Vacuidade, Brahma.
- Satyayuga é o equilíbrio Depois-do-Efeito de Kriya; tretayuga é o equilíbrio temporário Depois-do-Efeito de Kriya; dwaparayuga é a prática de Kriya; e quando alguém não a pratica, é kaliyuga para ele.
- Quando alguém transcende Basu, os desejos, ele se torna Deva, o Senhor; isto é, ele se torna Basudeva, ou Senhor Krishna.
- Alguém se torna Basudeva quando os basanas, os desejos, são transcendidos. Ele é o Senhor.
- Um mentiroso que não consegue manter sua palavra não é um bom homem; seu pai, isto é, seu Senhor também não é bom.
- A essência do Rama-mantra é colocar a língua em Talabya Kriya e continuar a ouvir o som de Om.
- Dentro desse corpo há outro corpo que é, de certa forma, negro.
- O conhecimento do Eu fundamental é o conhecimento da Unicidade através de si mesmo.
- Olhar para o meio da testa, acima do nariz e das sobrancelhas, é um pouco difícil; se alguém estabilizar-se nisso, este alcança o estado de Samadhi.
- Até Bhisma [avô de Kaurava e Pandava], isto é, o medo [na luz de Kriya Bhisma quer dizer do medo de praticar Kriya], receber três flechas, isto é, ida, pingala e sushumna em sua cabeça [unidas em Kutastha], nunca se torna Sthira, tranquilo; Todos devem praticar Kriya corajosamente.
- Ninguém é um pecador; ninguém é sagrado também; se a mente é colocada em Kutastha, então, não há pecado; de outra forma, se a mente está no exterior, existe pecado; em outras palavras, quando a mente não está em Kutastha, ela está em pecado.
- O velho pai [Babaji] é o Senhor Shiva.
- Eu vi Saptarsi, sete Iogues (Bhrigu, Atri, Angira, Marichi, Pulastya, Pulaha e Kratu); e quatro Manus (Sanaka, Sananda, Sanatan e Sanat Kumar).
- Todos os pecados são destruídos no equilíbrio Depois-do-Efeito de Kriya.
- Abidya, a ignorância, é o estado da mente exterior; Bidya, Conhecimento, é o equilíbrio Depois-do-Efeito de Kriya.
- Todos que praticam Pranayama verdadeiramente amam todos os seres.
- Devagar, devagar, todos as obras estão sendo feitas.
- As coisas mundanamente belas são venenosas. Se você as vê externamente, elas te atrairão; mas se você as vê internamente, elas são renunciadas. Isto é maya, ou inquietação.
- Deixe os outros irem como quiserem, mas você continue a praticar Kriya; Ela lhe proporcionará o bem; Você alcançará o estado de Tranquilidade, Sthirattva.
- Alguém pode dizer tudo quando a prática de Kriya continua espontaneamente nos seis centros.
- Ninguém é um pecador; a própria mente é uma pecadora quando ela se volta para fora, para longe de Kutastha.
- O Momento Tranquilo para além da respiração é Allah, isto é, a Casa da Tranquilidade.
- Brahma é Puro; Ele não deriva de nada; em outras palavras, Brahma é sempre Puro e Brahma nunca foi sentido anteriormente por ninguém. [Sentir algo somente é possível a partir do estado de dualismo. Mas se alguém se torna um com Brahma, torna-se o próprio Brahma. Então, não há possibilidade de sentir Brahma. Como resultado, Brahma permanece sempre intocável, Puro].
- Não seja desocupado. Pratique Kriya. Não espere por conselho para praticar Kriya.
- Exauste a sua respiração ao praticar Kriya. Eventualmente a respiração será Sthira, Tranquila.
- Toda a realização é possível pela prática da Primeira Kriya. É necessário que a prática seja estritamente de acordo com as instruções recebidas por um Guru pessoalmente.